
FILIPA BETTENCOURT
Piano | Atelier Instrumental
Filipa Olim Bettencourt (Madeira, 2000) iniciou os seus estudos musicais em 2008 no Conservatório-Escola Profissional das Artes da Madeira, na classe de piano, violino e clarinete dos professores Tatiana Povarova, Valery Perzhan e José Barros. Em 2015, integrou o Curso Profissional de Clarinete na classe da professora Márcia Fernandes e no ano de 2018, participou no ERASMUS+ no Conservatório de Música “Jacinto Guerrero”, em Toledo, com o
professor Javier Acebes Roldán.
Nesse mesmo ano, Filipa ingressou no Koninklijk Conservatorium Gent, no qual concluiu com distinção a Licenciatura em Especialização de Performance de Música em Clarinete, na classe dos professores Eddy Vanoosthuyse, Danny Corstjens (técnica e requinta), e Vincenzo Casale (Clarinete Barroco). Em 2021, Filipa Bettencourt inicia o Mestrado em Performance de Clarinete na mesma instituição, obtendo também distinção neste curso.
Filipa participou em vários concertos em orquestras tal como a Orquestra Clássica da Madeira, a Orquestra de Sopros/Orquestra Filarmónica do Conservatório de Ghent e Orquestra Antiga do Conservatório de Bruxelas sob a batuta dos maestros: Francisco Loreto, Luís Andrade, Cesário Costa, Jean-Marc Burfin, Matty Cilissen, Michel Tilkin, Yves Segers, Elias Peter Brown, Kristina Poska, José Luis Gomez e Guy Van Waas. Em 2023/24, participa em
projetos artísticos em parceria com a Bebe Books.
Frequentou diversas masterclasses, entre elas: Nuno Silva, Carlos Alves, Emily Worthington e Trio Lotz.
No âmbito do clarinete histórico, Filipa Bettencourt, iniciou os seus estudos em 2020 com o professor Vincenzo Casale, tendo os aprofundado em 2023 no 1º ano do Mestrado em Clarinete Barroco e Clássico no Conservatoire Royal de Bruxelles.
Neste momento Filipa está a concluir o Mestrado em Ensino-Formação Musical na ESE/ESMAE e enquanto docente, leciona aulas de música em diversas creches e escolas primárias, como também, leciona piano e formação musical no Estúdio de Música Rui Massena.

