
JOÃO ROBIM
Guitarra
João Robim Dias Rocha, natural de S. João do Souto, Braga, e nascido em 03/03/1998, começou a tocar guitarra aos 10 anos de idade.
Concluiu em 2016 o Curso Secundário de Música no CCM – Centro de Cultura Musical, com a classificação final de 19 valores, tendo estado sob a orientação do professor Fernando Monteiro.
Em 2019, obteve a licenciatura em música da Universidade de Évora, no ramo de interpretação de guitarra clássica, na classe do professor Dejan Ivanovich.
No presente, frequenta o mestrado em Artes e Tecnologias do Som, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo.
Em 2015 integra o projeto Terra Batida, grupo musical influenciado por géneros tão diversos como Pop, Rock e Jazz, e o primeiro álbum de estúdio, "Falaciosa Realidade", figura entre os 15 melhores registos discográficos nacionais de 2017, segundo a Comunidade Cultura e Arte. Para além de diversos concertos realizados por todo o país, apresentaram-se na Holanda, na Bélgica e em França. Estiveram em residência artística no Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, na ilha de São Miguel, nos Açores, e em 2019 lançaram um single com a célebre atriz e cantora Lúcia Moniz.
Desde dezembro de 2016, desenvolve uma atividade de concertos com o Duo Arsis - dueto com o guitarrista Nuno Jesus. O Duo foi premiado em competições nacionais e internacionais, como o 3º Concurso Nacional de Música "Gilberta Paiva", em Santa Maria da Feira, e o 2º Concurso Internacional de Música de Câmara com Guitarra, em Braga, tendo sido elogiado por músicos de renome internacional como Tilman Hoppstock, Fabio Zanon e Gary Ryan. É de destacar ainda a colaboração do Duo em projetos interdisciplinares, nomeadamente com poesia e teatro, tocando composições originais e música improvisada com instrumentação alternativa/eletrónica. Decorreram múltiplas apresentações em saraus culturais, com declamação de textos, e a encenação de Paulo Alves Pereira da peça "Gladiadores", de Alfredo Cortez, foi estreada com música ao vivo e em cena, em 2018.
Em 2017 cria o Duo Piara com o pianista André Silvestre, e apresenta-se em recitais no Festival Clavis, em São Petersburgo, e no Festival de Cinema Jovem YMotion, em Famalicão.