RUI MOREIRA
Violino | Viola d'arco | Formação Musical
Nascido no Porto, iniciou os seus estudos musicais em violino aos 6 anos de idade na Escola de Música Estrela de Argoncilhe. Em 2008 ingressa na Escola Profissional de Música de Espinho, na classe de viola d‘arco da professora Emília Alves. Participou em várias master classes desde então, com vários nomes da viola, como por exemplo, Luís Norberto, Ryszard Wòiciki, Luiz Magín, Gerard Caussé, Tatjana Masurenko( International Masterclass for Viola, Leipzig), Aida-Carmen Soanae entre outros.
Trabalhou com maestros como Pedro Neves, Cesário Costa, José Ferreira Lobo, Sérgio Alapont, António Saiote, Christoph König, Jean-Marc Burfin, Ernst Schell, Alpaslan Ertüngealp, entre outros. Em 2012 entrou para a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo sob a orientação do professor Ryszard Wòiciki, onde também participou na orquestra sinfónica da mesma.
Terminou o curso superior com nota de 19 valores. Também em 2012, foi aceite na Orquestra Clássica de Espinho, com direcção do maestro Pedro Neves, onde já realizou programas como “The Planets” de Gustav Holst, Sinfonia nº5 de Tchaikovsky entre outros. Participou também em festivais de música como, Festival dos Oceanos, Festival Internacional de Música de Universitários, Festival Internacional de Música de Espinho, Festival de Música do Porto “In Spiritum”. No ano de 2017, foi 1º prémio no Concurso Internacional de Cordas Fernandes Fão, na categoria superior.